GERAL
Typography

 

 A reposição de tachões na AV. Bento Gonçalves, centro de Cacequi como redutores de velocidade veicular reabriu uma antigo debate, muitos condutores são contra, alegando que o equipamento é ilegal e que causa avarias em veículos, outra parcela da população  por sua vez é  favorável, o motivo seria a redução de velocidade,um fator de segurança para o trânsito.

Além da AV Bento os motoristas se deparam com “taxões” na AV. Prudente Domingues, são dois pontos , um  após a estação rodoviária e outro nas proximidades do estádio municipal Humaitá.

As polêmicas com “taxões” prometem ainda muitos debates, informações não oficiais  dão conta de uma possível remodelação no trânsito no centro de Cacequi, a ação envolveria a AV. Bento Gonçalves  com fixação  de sinalizadores de trânsito em boa parte de sua extensão, fato este para restringir ultrapassagens entre veículos, além de retornos nas esquinas da prefeitura e Banrisul.

 

O QUE DIZ O CONTRAN( Conselho Nacional de Trânsito)

O CONTRAN possui uma resolução que proíbe o uso do mesmo confira abaixo:

O CONTRAN publicou, no dia 25 de novembro de 2009, a resolução Nº 336, que altera a Resolução nº 39, de 21 de maio de 1998, que estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais e sonorizadores. Com esta nova resolução fica proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como sonorizadores e dispositivos redutores de velocidade.

A publicação desta resolução preenche uma brecha deixada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Apesar de o Anexo II do CTB considerar as tachas e os tachões como dispositivo delimitador, os mesmos (principalmente os tachões) vinham sendo utilizados como dispositivo redutor de velocidade. No Anexo II, recomenda-se a utilização destes dispositivos para melhorar a percepção do condutor quanto aos limites do espaço destinado ao rolamento e a sua separação em faixas de circulação”.

Como descrito na própria resolução, a utilização destes dispositivos como redutor de velocidade causa danos aos veículos e defeitos no pavimento.

 

Exemplos de utilização não permitida pela resolução Nº 336/2009:

tachao 021

tachao1

exemplo tachao

Tartaruga cega 1

 

 

CURTA NOSSO FACE!!

FIQUE INFORMADO,RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU E-MAIL:
Google+