GERAL
Typography

 

Desperdício alimentos

O alimento que vai para o lixo contribui para a degradação do planeta

Por:Daiana Barasa

Você sabe se alimentar de maneira saudável? Uma alimentação saudável sem dúvidas é sinônimo de saúde e de prevenção de doenças, mas muitas pessoas não se alimentam adequadamente e a grande maioria desperdiça os melhores alimentos no dia a dia.

Segundo dados levantados pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o Brasil costuma produzir aproximadamente 26% a mais do que seria necessário para alimentar a população total do país, e grande parte do que é produzido é desperdiçado.

O desperdício de alimentos representa não apenas a pobreza em nutrientes na alimentação, mas representa dinheiro, ao longo do mês se for colocado no papel o quanto de alimentos deixou de ser consumido durante a semana, a quantia com certeza faria com que o indivíduo despertasse para a questão do desperdício.

O fator ambiental também merece ser evidenciado, o alimento que é jogado no lixo é transformado em metano, um gás muito mais prejudicial ao meio ambiente do que o conhecido gás carbônico. Além do desperdício de alimentos, outros fatores devem ser considerados como a quantidade de água que foi utilizada no cultivo desses alimentos, a quantidade de fertilizantes e o tempo ocupado na terra até que fosse gerada uma boa colheita que pouco tempo depois foi jogada no lixo.

Para evitar o problema do desperdício é importante pensar em comprar o necessário para a semana, alguns alimentos poderiam ser mais bem aproveitados, os talos e folhas que costumam ir para o lixo, são ricos em nutrientes, aproveitá-los é importante. Talos de salsa, de agrião, de couve, entre outros alimentos podem ser utilizados no preparo de refogados, tortas, patês etc.

Muitas pessoas desconhecem, mas quando a batata é cozida, a água que é jogada fora concentra muitos nutrientes, aproveitar essa água no preparo de outros alimentos é capaz de tornar a dieta muito mais nutritiva.

As folhas da cenoura são ricas em vitamina A, importante vitamina antioxidante, que previne problemas de visão. Podem ser usadas em refogados e até mesmo no preparo de tortas e bolinhos.

Os talos do agrião são abundantes em vitamina C, essencial para o perfeito funcionamento do sistema imunológico, esses talos podem ser aproveitados em refogados e até mesmo no preparo de sucos, assim como os talos da couve, ricos em cálcio, ferro e em vitamina C.

As cascas da batata e da mandioquinha podem ser aproveitadas como aperitivos, basta assar com azeite no forno.

A casca da banana é rica em cálcio e em fibras, pode ser utilizada no preparo da massa de bolo, no preparo do tradicional brigadeiro, entre outros.

O importante é não desperdiçar e melhorar a qualidade da alimentação, além disso, você ainda contribui para um planeta mais sustentável.

 

Grupo Sare:www.saredrogarias.com.br

CURTA NOSSO FACE!!

FIQUE INFORMADO,RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO SEU E-MAIL:
Google+