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ARTIGO ESPECIAL:

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Vitor Fiuza Vaghetti

Acadêmico do Curso de Administração da URCAMP Campus de São Gabriel – RS.

E-mail:

 

 

(Artigo cientifico apresentado ao URCAMP – SG a título de bacharel em administração) com o seguinte tema:

 

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NA UNIDADE DE SAÚDE

DO ESF CENTRAL DO MUNICÍPIO DE CACEQUI-RS"

 

Este estudo teve por objeto identificar e analisar as expectativas e percepção na visão de seus usuários bem como aferir o grau de satisfação de seus usuários em relação aos serviços desempenhados dentro da unidade de saúde ESF central do município de Cacequi-RS.

 

Neste estudo buscou-se identificar o grau de satisfação dos usuários da unidade de saúde ESF central, além de conhecer a percepção sob a ótica de seus usuários, em relação à qualidade dos serviços desempenhados dentro na unidade de saúde, visto que se trata de um serviço de atenção primária (unidades básicas de saúde) e por se tratar-se de um serviço publico.”

(Realizou-se a pesquisa através de um questionário aplicado aos usuários dos serviços do Unidade de Saúde  ESF Central)

 

Numa tentativa de ampliar a percepção dos usuários amostrada em relação aos serviços desempenhados pelos profissionais da ESF, solicitou-se que os usuários atribuíssem nota de 0 a 10 para cada categoria profissional. Identificou-se (veja tabela nº 01) que todas as categorias avaliadas individualmente apresentam bom desempenho, fato que corrobora com o conceito obtido no geral pela ESF.

 

Tabela 01- Nota Geral de cada categoria profissional:

 

CATEGORIA PROFISSIONAL NOTAMÉDIA
Agente Comunitário de Saúde 8,11
Enfermeiro 8,13
ESF 8,13
Médico 8,00
Técnico de Enfermagem 7,98

                Fonte: elaborado pelo autor.

 

( Cruzando as Expectativas e as Reais Percepções do usuários em relação ao serviços prestados  dentro da unidade de saúde obtive-se o seguintes resultados)

 

 Dimensões da Qualidade dos serviços ( Expectativa X Percepção)

 

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Sobre as dimensões dos serviços desempenhados dentro da unidade de saúde: (a) confiabilidade; (b) empatia; (c) responsividade; (d) segurança; (e) tangibilidade, através dos resultados obtidos por este estudo (gráfico nº 2), diagnosticou-se que nenhuma das cinco dimensões superou ou igualou-se as expectativas esperados pelos clientes, tornando lhes insatisfeitos em relação às dimensões dos serviços desempenhados.

 

“Entende-se que está avaliação é uma pequena parte em relação a um processo avaliatório maior, incluindo outras variáveis pertinentes a estudo da área da saúde.  Independente dos resultados entende-se que o trabalho realizado apresenta contribuição significativa para o setor da saúde em estudo, pois mostra um panorama da qualidade nos serviços prestados na ESF central do município de Cacequi-RS, sob a ótica de seus principais atores.O panorama encontrado não se mostrou positivo, demonstrando a necessidade de ações de melhoria, visto a avaliação negativa obtida”.

 

Por fim, considera-se que a avaliação realizada pela presente iniciativa servirá como base para que outras pesquisas neste mesmo sentido sejam efetuadas, podendo expandir-se a todas as unidades da ESF do município, visando uma avaliação geral mais profunda sobre a sistemática da saúde, pois uma constante avaliação da qualidade do serviço seria de grande valia para um acompanhamento do desempenho das ESF, bem como avaliação das ações de melhoria impostas ao longo do tempo.

“O presente estudo foi apresentado há atual administração do município, onde servirá como base para nortear ações de melhorias na saúde do município”

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